Objetivo

Ampliar as competências e habilidades dos profissionais que trabalham direta ou indiretamente na área da educação, oferecendo-lhes a oportunidade de aprofundar conhecimentos e/ou adquirir novas oportunidades de pesquisa na Educação Inclusiva. Este curso ainda tem ênfase em tecnologia assistiva e comunicação alternativa para os Estados que possuem legislação específica sobre o assunto.

Público-alvo

O curso destina-se a profissionais que atuam em Educação, em escolas de Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio ou Ensino Superior e em instituições de ensino e pesquisa, com formação em Pedagogia, Psicologia ou outros cursos superiores nas áreas humanas e sociais.

Grade Curricular

Disciplina Carga Horária
Formação Docente para a Diversidade 60h
Múltiplas Competências para os Profissionais da Educação 50h
Legislação Educacional 60h
Práticas Psicopedagógicas Aplicadas à Educação 50h
Práticas de Ensino para a Educação Especial numa Perspectiva Inclusiva 60h
Tecnologia Assistiva e Comunicação Alternativa 60h
O Currículo e a Educação Especial 35h
Transtornos Globais de Desenvolvimento TGD e Altas Habilidades 50h
Deficiência Visual, Auditiva e Surdocegueira 55h
Deficiência Intelectual, Física e Psicomotora 50h
Diversidade na Aprendizagem de Pessoas com Necessidades Especiais 80h
Tecnologia da Informação e da Comunicação na Educação 50h
Sociedade e Acessibilidade 50h
Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Inclusão 60h