Objetivo

Proporcionar um aprofundamento teórico-metodológico que implemente a prática pedagógica dos profissionais envolvidos no trabalho com a pessoa que necessita de acompanhamento especial. Proporcionar uma visão mais abrangente em relação à inclusão da pessoa com necessidades especiais no ensino regular.

O curso oferta alternativas de estudo e pesquisa sobre como atender as variadas necessidades educacionais de forma inclusiva. A apropriação de conteúdos específicos ao tema e a condução didática para atuação na prática pedagógica, visa ampliar o repertório teórico e fundamentar a ação pedagógica dos profissionais da educação.

Público-alvo

Educadores das redes pública e privada, profissionais da educação e demais pessoas que demonstrem interesse pelo tema.

Grade Curricular

Disciplina Carga Horária
Formação docente para a diversidade 60h
Múltiplas competências para os profissionais da educação 50h
Legislação Educacional 60h
Tópicos Especiais em Educação Inclusiva 40h
Legislação e Políticas Públicas para a Diversidade 60h
Tecnologia Assistiva e Comunicação Alternativa 60h
Sociedade e Acessibilidade 50h
Diversidade na Aprendizagem de Pessoas com Necessidades Especiais 80h
Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Inclusão 60h
O Currículo e a Educação Especial 35h
Projetos de Inclusão Social: Casos de Sucesso 65h
Práticas de Ensino para a Educação Especial numa Perspectiva Inclusiva 60h