Você esta aqui! Início » Atendimento » FAQ

PRESENCIAL

FAQ - Perguntas Frequentes

  • Sim, a Faculdade Jardins é a IES nº 15133, Credenciada através da Portaria nº 741, de 09 de Agosto de 2013, publicada no Diário Oficial da União (D.O.U.) de 12/08/2013. 

  • A Sede da Faculdade jardins localiza-se na Av. Ministro Geraldo Barreto Sobral, nº 1496, CEP 49026-010, Bairro Jardins/Aracaju-Sergipe.

  • A Mantenedora da Faculdade Jardins é o CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR LTDA – CESUL, CNPJ: 11.814.649/0001-62, Inscrição Municipal nº 082707-3, sediado na Rua Doutor José Roberto Ribeiro, nº 154, Bairro Grageru/Jardins – Aracaju/Sergipe. CEP 49.027-090.

  • Sim, todos os nossos cursos de graduação são Autorizados pelo Ministério da Educação e estão dentro dos parâmetros legais, atendendo, inclusive, o que prevê as respectivas diretrizes curriculares nacionais, conforme segue: 

    • Pedagogia (presencial): Renovação de Reconhecimento Portaria nº 917, de 27/12/2018, D.O.U de 28/12/2018.  
    • Letras (presencial): Autorização Portaria nº 427, de 30/08/2013, D.O.U de 03/09/2013. 
    • Administração (presencial): Autorização Portaria nº 200, de 02/06/2016, D.O.U. de 06/06/2016. 
    • Ciências Contábeis (presencial): Autorização Portaria nº 674, de 04/07/2017, D.O.U. de 06/07/2017. 
    • CST em Gestão de Recursos Humanos (presencial): Autorização Portaria nº 1.243, de 30/11/2017, D.O.U. de 1º/12/2017.  
    • Enfermagem (presencial): Autorização Portaria nº 1.364, de 21/12/2017, D.O.U. de 22/12/2017. 
    • Serviço Social (presencial): Autorização Portaria nº 940, de 28/08/2017, D.O.U. de 29/08/2017. 
    • Pedagogia (a distância): Autorização Portaria nº 787, de 1º/11/2018, D.O.U. de 06/11/2018. 
    • CST em Gestão de Recursos Humanos (a distância): Autorização Portaria nº 898, de 20/12/2018, D.O.U. de 21/12/2018.  
  • Sim, toda IES Credenciada pelo MEC pode atuar na Pós-Graduação Lato Sensu – modalidade presencial, conforme prevê a Resolução CNE/CES nº 01/2018. Dessa forma, a Faculdade Jardins atua na Pós-Graduação Lato Sensu – modalidade presencial – na sua Sede em Aracaju, e em outros municípios do Estado de Sergipe e dos demais estados do Brasil, conforme permite a legislação vigente (vide Nota Técnica MEC/SERES nº 388/2013). 

     

  • A organização da Faculdade Jardins para suplantar a sua atuação nas modalidades presencial e a distância é a seguinte: 

     

    Unidade Administrativa da Mantenedora: situada em Aracaju/SE em anexo à Faculdade Jardins, onde funciona o administrativo e financeiro da Mantenedora. 

    Unidade Administrativa São Paulo: situada no estado de São Paulo, Capital, se constitui o apoio administrativo, financeiro e acadêmico da Mantenedora para suplantar a operacionalização do EaD da Faculdade Jardins para todo o Brasil, bem como, na condição de Polo EaD da Faculdade Jardins, para a realização de atividades presenciais de seus Cursos EaD.  

    Sede da Faculdade Jardins: situada em Aracaju/SE, onde funcionam os Cursos de Graduação presencial e Pós-Graduação Lato Sensu presencial da Sede, onde funciona também o Núcleo de Educação a Distância (NeaD). 

    Polo de Apoio Presencial em Nossa Senhora da Glória/SE: unidade de apoio para a Pós-Graduação presencial, Pós-Graduação Lato Sensu EaD e Graduação EaD. 

    Endereços fora da Sede para funcionamento de Pós-Graduação Lato Sensu Presencial: estruturas educacionais específicas, disponíveis mediante aluguel, convênio, e/ou parceria, devidamente cadastradas no sistema e-mec em vinculação aos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu presenciais a serem ofertados no respectivo endereço.  

    Unidades de Apoio: rede de unidades de apoio em todo o Brasil mediante aluguel, parceria e/ou convênio, com respectivos representantes da Faculdade Jardins, para suplantar os Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu EaD, com vistas a comercialização dos mesmos e a realização das atividades presenciais quando previstas. 

     

  • Os nossos Cursos de Pós Graduação Lato Sensu, tanto presenciais quanto a distância, têm validade nacional porque são ofertados por uma IES Credenciada pelo MEC, e por contemplarem no seu funcionamento o que prevê a legislação educacional vigente, em específico o Decreto nº 9.057/2017, que regulamenta a Educação a Distância e a Portaria Normativa nº 11/2017, que estabelece normas para a oferta de cursos superiores a distância; a Resolução CNE/CES nº 01/2018, que estabelece normas para o funcionamento da Pós-Graduação; a Nota Técnica MEC/SERES nº 388/2013; e a Resolução CNE/CES nº 02/2014, que estabelece o Cadastro Nacional de Oferta de Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu do Ministério da Educação. 

  • Sim, os nossos Cursos de Pós Graduação Lato Sensu, presencial e EaD, atendem plenamente o quanto previsto na Resolução CNE/CES nº 02/2014, de maneira a estarem plenamente inseridos no Cadastro Nacional de Oferta de Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu do Ministério da Educação, conforme pode-se consultar no endereço eletrônico http://emec.mec.gov.br/. A consulta pode ser feita também diretamente na “aba” ESPECIALIZAÇÃO do link abaixo: 

    http://emec.mec.gov.br/emec/consulta-cadastro/detalhamento/d96957f455f6405d14c6542552b0f6eb/MTUxMzM= 

     

     

  • Com o pleno atendimento ao que prevê a legislação vigente, principalmente a Resolução CNE/CES nº 01/2018, que estabelece normas para o funcionamento da Pós-Graduação, bem como, atendendo os princípios de qualidade propostos pelo Ministério da Educação e pela própria Faculdade Jardins.  

    Dessa forma, os Cursos são desenvolvidos através de atividades virtuais realizadas em nosso Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), denominado de Plataforma e-jardins, que viabiliza a interação aluno x docentes e aluno x conhecimento.  

    O e-jardins contem vários conteúdos e ferramentas voltadas ao aprendizado e dispõe de todos os recursos necessários para viabilizar a qualidade do processo de ensino aprendizagem a distância, tais como chat, fórum, exercícios de fixação, avaliações de aprendizagem randômicas, links, vídeos, textos, power-points, hipertextos, vídeos-aula, e-books, portal de periódicos e biblioteca virtual. 

  • Não há restrições na legislação educacional vigente para a realização de dois cursos de Pós-Graduação Lato Sensu ao mesmo tempo. Entretanto, tal situação não deve trazer prejuízo a qualidade dos cursos, bem como, sem qualquer supressão as etapas acadêmicas previstas para os mesmos. 

  • A legislação vigente não prevê tempo de integralização mínimo para os cursos de Pós-Graduação Lato Sensu, se restringindo apenas a prever a Carga Horária mínima de 360 h (trezentos e sessenta horas), conforme a Resolução CNE/CES nº 01/2018. Tanto no presencial, quanto no EaD, a integralização dos cursos lato sensu se condiciona ao cumprimento das atividades  presenciais e virtuais previstas, observando o Cronograma do respectivo Curso. Dessa forma, na Faculdade Jardins, o tempo mínimo para conclusão de um curso lato sensu presencial ou a distância é o previsto no Cronograma do respectivo Curso, com rematrícula trimestral.

  • Após a conclusão do Curso, o aluno fará o requerimento de seu Certificado que será emitido e entregue/encaminhado num prazo máximo de trinta dias úteis. Nos casos de urgência devidamente justificada, na medida do possível, esse prazo poderá ser diminuído atendendo o quanto solicitado

  • Não há diferenças nos Diplomas e Certificados emitidos pelos cursos na modalidade presencial ou na modalidade a distância; inclusive, conforme legislação vigente, os documentos acadêmicos que comprovam a conclusão do curso não podem conter qualquer registro da modalidade em que o curso foi realizado. Portanto, os Diplomas e Certificados de cursos presenciais e EaD têm a mesma validade nacional! 

     

  • Conforme prevê a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei nº 9.394/96, no seu Art. 44: 

     

    “A educação superior abrangerá os seguintes cursos e programas: 

    (…) 

    II – de graduação, abertos a candidatos que tenham concluído o ensino médio ou equivalente e tenham sido classificados em processo seletivo; 

    III – de pós-graduação, compreendendo programas de mestrado e doutorado, cursos de especialização, aperfeiçoamento e outros, abertos a candidatos diplomados em cursos de graduação e que atendam às exigências das instituições de ensino; 

    IV – de extensão, abertos a candidatos que atendam aos requisitos estabelecidos em cada caso pelas instituições de ensino.” 

     

  • A Pós-Graduação foi aprovada em 03/12/1965, através do Parecer nº 977/65, C.E.Su. Conforme a Legislação vigente, a Resolução CNE/CES nº 01/2018, a nossa estrutura atual de pós-graduação prevê os Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu: Especialização; e os cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu: Mestrado e Doutorado, que podem ser ministrados tanto na modalidade presencial, quanto a distância, conforme Credenciamento específico. 

     

  • Os Conselhos e demais segmentos profissionais podem organizar cursos que capacitam, especializam e/ou qualificam profissionais em determinados conhecimentos de seu domínio, com a devida emissão de Certificados dos estudos realizados, ou seja, tem valor agregado no contexto profissional pela formação obtida, mas não são regulados pelo Ministério da Educação (MEC), portanto, não são Cursos de Especialização Lato Sensu! 

    Para que um Curso tenha validade perante o MEC, deve ser realizado por uma Instituição de Educação Superior (IES) e atender a legislação vigente; no caso de uma Especialização Lato Sensu, observando o que prevê a Resolução Resolução CNE/CES nº 01/2018, inclusive, dispor de um mínimo de 360 h (trezentos e sessenta horas). 

  • Sim, desde que a IES não transfira para terceiros suas prerrogativas de instituição de ensino superior. 

     

  • Conforme competência constitucional e legal, a educação superior, incluindo os Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu das Instituições de Educação Superior (IES), são regulados exclusivamente pelo Ministério da Educação, com vistas a validade dos mesmos em todo território nacional.  

    Quanto aos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu na área de Engenharia e Agronomia (APENAS OS CURSOS QUE PODEM PROMOVER A EXTENSÃO DAS ATRIBUIÇÕES PROFISSIONAIS VINCULADAS AO SISTEMA CONFEA/CREA), cabe as IES solicitarem o cadastramento do respectivo curso no Sistema CONFEA/CREA, para que sejam apreciadas e definidas as atribuições que serão concedidas aos alunos egressos dos referidos cursos.  

Você tem uma dúvida que não está aqui?

  • Fale pelo nosso Atendimento Online aqui ao Lado!
  • Chat disponível de 2ª a 6ª das 8h às 22h e aos Sábados das 9h às 17h
  • Precisa de ajuda? Use nosso chat aqui ao lado